Fechar
Busca
Instagram
Facebook
Pintas
AGENDAR CONSULTA
TELEFONE 11 5561 0516
Pintas

 

Os dermatologistas chamam de nevos o que popularmente conhecemos como “pintas” ou “sinais”.

Os nevos podem ter vários aspectos, variando de cor e tamanho. Geralmente são marrons, e aparecem em qualquer lugar do corpo. Cada nevo tem o seu padrão de desenvolvimento; com o tempo, podem crescer e apresentar pêlos. Normalmente os nevos aparecem até os 20 anos de idade. Por isso, as pessoas de pele clara ou ruivas devem ter cuidado redobrado.

Todas as mudanças nos nevos devem ser observadas e mostradas a um dermatologista. As pessoas que têm mais de 100 nevos na pele têm maior risco de desenvolver o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. Os nevos congênitos são aqueles presentes no corpo quando nascemos – 1 em cada 100 pessoas têm nevos congênitos. Essas pessoas também têm maior predisposição de desenvolver o melanoma. Por isso, as mães devem observar seus bebês e protegerem adequadamente sua pele do sol.

Os nevos maiores, com formas irregulares e variações de marrom devem procurar um dermatologista e observar sempre as mudanças nesse nevo. Esses nevos atípicos têm maior risco de se transformar em um câncer de pele (melanoma). A maioria dos nevos é benigna, mas os que apresentam alterações devem ser retirados para evitar complicações futuras.

Quando e por que se preocupar

Nem todas as pintas ou sinais são perigosos. Você só deve se preocupar quando houver sangramento, mudança de cor, aumento ou modificações na aparência . Faça exames periódicos com o dermatologista ou a qualquer momento se perceber alterações. Também é bom praticar frequentemente o seguinte auto-exame:

1- Com a ajuda do espelho, examine a frente e as costas de seu corpo. Depois levante seus braços e olhe seu lado direito e esquerdo.   4- Examine sua nuca com um espelho de mão, retirando o cabelo para uma visão mais minuciosa.
2- Dobre os cotovelos e olhe com cuidado a parte interna do seu braço, e também a palma de sua mão. 5- Finalmente, olhe suas costas e as nádegas com a ajuda de um espelho de mão.
3- Olhe a parte posterior de sua coxa e pés, os espaços entre os dedos e a sola dos pés. Lembre-se: A imediata excisão cirúrgica do melanoma, oferece uma excelente chance de cura. Se você tem alguma dúvida sobre um sinal  na pele, procure um dermatologista.

 Consulte seu dermatologista imediatamente se algum  sinal ou mancha pigmentada mostrar: 

Assimetria: uma metade não se parece com a outra metade.
Borda irregular: borda recortada ou com fraca definição.
Cor variada: de uma para outra; sombras de marrom, preto, e às vezes branco, vermelho ou azul.
Diâmetro mais largo: de 6mm como regra (diâmetro de um lápis).
Evolução

Lembre-se do ABCDE: esses são os indícios de um melanoma maligno.

Telefone: 11 5561 0516
Endereço: Av. Pavão, 955 cj. 47 Moema, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira 9h às 19h . Sábados das 8h às 12h
© Copyright 2019 - Luciana Conrado Dermatologia. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily